Welcome

Onde há uma vontade, há um caminho, Se você tem uma vontade, você pode fazer o seu caminho... (Aquiles Priester)

Home Studio - Tipos de microfone



Basicamente existem 3 tipos de microfones: os a condensador (ou condensadores, ou à eletreto, oucapacitivos, whatever...), os dinâmicos e os de fita (ribbon). Cada um possui suas características sonoras, de funcionamento e de manuseio.

Os microfones dinâmicos


Os microfones dinâmicos são os mais comuns e possuem um funcionamento simples. O movimento de uma mebrana metálica em um campo magnético gera ondas elétricas que, quando amplificadas, formam o som.

Pelas suas características mecânicas, os microfones dinâmicos são mais 'duros'. Captam menos detalhes se comparados com os outros tipos de microfone.

Em compensação aguentam altos níveis de SPL (nível de pressão sonora) e são menos sucetíveis a vazametos de outras fontes sonoras. Por isso são os mais utilizados para vocal em palco ao vivo, pois evita que os sons dos monitores realimente o microfone, causando microfonia. 

Quanto maior a cápsula, mais frequências graves e menos frequências agudas o microfone dinâmico capta.



Os Condensadores

Os microfones condensadores possuem o mesmo princípio de funcionamento. Uma membrana metálica vibra em um campo magnético gerando eletricidade. Só que, antes dessa eletricidade sair do microfone, ela é pré-amplificada no próprio microfone através de circuitos internos.

A membrana dos microfones condensadores são maiores e mais delicadas que os do microfone dinâmico. Geralmente são fabricadas com metais nobre, como o ouro.

Pelo fato de ter membrana mais fina e um pré-amplificador interno (circuito ativo), os microfones condensadores são capazes de captar muito mais informação sonora do que os dinâmicos. São usados principalmente para captação de instrumentos com ampla faixa de resposta de frequência. Porém, pelos mesmos motivos citados acima, o condensador é muito vulnerável a realimentação. Por isso são mais utilizados em situação de estúdio, onde se preza a qualidade na captação e o ruído ambiente é baixo.

Como regra, quanto menor a cápsula, menos frequências graves o microfone capta.

Os microfones condensadores precisam de um sistema de alimentação elétrica. Geralmente utilizam Phantom Power, que é um tipo de alimentação de energia fornecida pelas mesas de som através deCABOS BALANCEADOS.


Microfones de fita

Este tipo de microfone não costuma ser muito utilizado para gravação de bateria, salvo exceções onde o técnico de som busca algumas alternativas sonoras para a gravação.

Neste microfone, uma pequena fita é suspensa em um campo magnético. O principio de funcionamento deste microfone é praticamente o mesmo dos dinâmicos.

Estes microfones não possuem uma captação de frequências agudas muito acentuada. São microfones bons para captar frequências médias e médio-graves. São muito utilizados na captação de cubos de guitarra e, em algumas situações, na captação de voz.





Padrão polar

Aposto que você já deve ter ouvido falar nos seguintes nomes (ou em pelo menos UM deles!):cardióide, omnidirecional, figura-8, super cardióide, hiper cardióide...

Estes termos referem-se ao 'padrão de captação' do microfone, e indicam o comportamento do microfone quanto o seu direcionamento. Todos os tipos de microfone possuem uma dessas (ou até todas) características, exceto pelos microfones de fita, que geralmente são figura-8. É muito importante para quem quer saber como posicionar seus microfones no instrumento!

Uma breve explicação de cada termo:

Cardióide - Captam muito bem o que está na sua frente, com pequena depreciação de captação conforme movimentamos para as laterais. Não capta praticamente nenhum som pelas laterais (a 90° e 180°) parte traseira do microfone.











Super cardióide - Possuem maior captação na parte da frente, como os cardióides. Sua depreciação de captação nas laterais é maior (até o ponto onde não existe mais captação), porém capta pouco som por trás do microfone. 

Hiper cardióide - São extremamente direcionais. Uma simples movimentação para as laterais já pode ser motivo para uma bela reduzida no volume de captação. Nas laterais não captam som. Porém, apresenta grande captação na parte traseira do microfone.



Omnidirecional - São microfones que captam de forma igual em qualquer posição que estejam.


Figura-8 - São microfones que captam de forma igual em sua parte frontal e traseira, e não possuem captação lateral.


É isso. Espero que este artigo ajude vocês a esolher seus microfones!

Este artigo não vai ser muito extenso, e espero que ajude a quem está querendo comprar seus microfones para começar as gravações caseiras.


Os tipos de microfone 

0 comentários:

Postar um comentário