Welcome

Onde há uma vontade, há um caminho, Se você tem uma vontade, você pode fazer o seu caminho... (Aquiles Priester)

Leitura - parte 2


Baixar versão completa em PDF

Semínima

Vamos dar início à leitura musical conhecendo uma figura chamada semínima. Não entrando ainda no mérito de fórmulas de compasso, vamos assumir que a *semínima vale 1 tempo. Então temos uma semínima para cada pulso:



*Dependendo da fórmula de compasso, a semínima pode ter outro valor. Este conceito será facilmente compreendido mais tarde.


Clique em "More" para ver toda a postagem.

Clique aqui e ouça uma seqüência de semínimas tocadas num piano

Clique aqui e ouça uma seqüência de semínimas tocadas na caixa da bateria

Percebeu a diferença? O que aconteceu? Cada instrumento tem suas características próprias dependendo do material o qual é constituído. Na bateria temos uma enorme variedade de instrumentos, conseqüentemente temos uma enorme variedade de materiais com ressonâncias diferentes. Por exemplo, um tom de 14” tem uma ressonância maior do que um de 8”. Um cowbell tem uma ressonância menor do que um prato de 16”. Assim, no piano, uma semínima “ressoa” pelo tempo inteiro enquanto que em uma caixa de bateria ela resulta num som mais “seco”, chamado de Staccato.

Então, porque devo aprender o valor exato das figuras musicais se nem sempre os instrumentos da bateria vão proporcionar este valor? Vou dar dois motivos importantes. O primeiro é que se fôssemos registrar exatamente a duração de cada instrumento da bateria, a partitura ficaria tão complexa que seria quase impossível sua leitura. Outro motivo é que, nem sempre teremos acesso a partituras de bateria. Em muitas situações musicais, nos deparamos com partituras de piano, metais, guitarra, etc. Este material nos oferece o valor real das figuras musicais, o que nos possibilita trabalharmos essas variações escolhendo os instrumentos adequados para cada situação. Por exemplo: Se eu vejo uma seqüência de "figuras curtas" no trompete, não vou usar um crash de 18”, vou escolher algo que se encaixe melhor no contexto, talvez um splash. Do mesmo modo, se na partitura do piano tiverem ataques com figuras longas, vou procurar algum instrumento que “combine” com elas.

Voltando à semínima, vamos começar estudando de uma maneira que nos ajude a memorizar o seu “valor real”. Para este exercício, use um surdo ou um prato de ataque para que você possa perceber a ressonância do instrumento. Simplesmente toque as semínimas e perceba que o som de uma batida se junta ao som da próxima batida.





Pausa de semínima

Do mesmo modo que registramos graficamente um som, podemos registrar um período de silêncio. Este símbolo recebe o nome de Pausa (conhecida também como Figura Negativa) e tem a mesma duração da Figura. Portanto, se uma semínima oferece 1 tempo de som, a pausa de semínima oferece 1 tempo de silêncio.

Para podermos produzir o valor real da semínima e pausa de semínima vamos fazer um exercício semelhante ao anterior. A diferença é que aqui, nós interrompemos o som do surdo ou do prato quando aparece a pausa. Note que não devemos parar o som antes ou depois da pausa. É exatamente “em cima dela” que o som é interrompido.





Para fixar os conceitos vistos até aqui, pratique este exercício:




Compasso

Até aqui você viu a duração exata da semínima e pausa de semínima. Agora vamos simplesmente agrupar essas figuras numa certa quantidade, por exemplo, de duas em duas, de três em três, de quatro em quatro, etc. Cada grupo vai formar o que chamamos de Compasso. Na partitura os compassos são divididos a partir de linhas verticais desenhadas sobre a pauta. Estas linhas recebem o nome de Barras de Compasso.



Cada compasso destes recebe um nome específico que está relacionado com o número de tempos que ele possui. Assim, o compasso de dois tempos é chamado de Binário, o de três tempos de Ternário, o de quatro tempos de Quaternário e assim por diante.

A figura abaixo mostra compassos de dois, três e quatro tempos:



Podemos combinar também as semínimas com as suas pausas:




Compasso simples

Como você deve ter notado, na figura anterior aparecem dois números em forma de fração, logo após a clave. Estes números são chamados de Fórmula de Compasso. Vamos nos aprofundar neste conceito um pouco mais adiante. Por enquanto, perceba somente que, num Compasso Simples, o numerador (número de cima da fórmula) representa a quantidade de tempos que o compasso possui. Note que é a quantidade de tempos e não a quantidade de notas!

Pratique os exercícios abaixo prestando atenção em tudo o que falamos até agora:

Use um surdo ou prato de ataque;
Interrompa o som nas pausas;
Preste atenção no numerador da fórmula de compasso;
Conte os tempos em voz alta.









0 comentários:

Postar um comentário